A História do GDA

DE OLHO NO  CÉU
​A Trajetória de um grupo de astrônomos amadores da cidade de Jaú-SP, que desde os anos 1980 se dedicam ao estudo e a divulgação da Astronomia
A Historia do GDA
O SURGIMENTO DO CAJ- CLUBE DE ASTRONOMIA DE JAÚ  (PARTE 01)
  
     









A História do GDA
      “Grupo de Divulgação da Astronomia” começa com o surgimento do CAJ “Clube de Astronomia de Jaú” no ano de 1.982 quando Marcos Augusto Sylvestre, Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado, Francisco Carlos da Silva Guillen e Flávio Donizete Marques uniram-se sob o mesmo interesse que possuíam pela Astronomia, somando conhecimentos que cada um já trazia de tempos atrás, e passaram a estudar tudo o que diz respeito ao assunto.
     Desde então, começaram a se reunir constantemente, trocando idéias e informações, mantendo contatos com  grupos de outras cidades, se correspondendo com a NASA, (a agência espacial norte-americana) e fazendo algumas observações do céu com telescópios que eles mesmos construíram. Tratava-se de dois telescópios refletores com montagem equatorial, composto com espelhos refletores.

No ano de  1.984 dois dos membros do CAJ (Marcos Augusto Sylvestre e Francisco Carlos da Silva Guillen) proferiram uma palestra na Escola Estadual Dr. Lopes Rodrigues de Jaú-SP sobre o tema “Astronomia e  Astronáutica”, utilizando slides e fotos da NASA. Além disso, após a palestra os alunos puderam observar a Lua pelo telescópio construído pelos membros do clube. Surgiu daí a idéia de criar um clube de Astronomia em Jaú, cujo objetivo principal era o de divulgar e popularizar este fascinante ramo do conhecimento humano.

     Em 09 de novembro de 1.986 foi publicado no Jornal O Comércio do Jahu a primeira reportagem sobre o CAJ “Clube de Astronomia de Jaú” onde foi contada a História do surgimento do clube e também foi divulgada a “Primeira Exposição de Astronomia e Astronáutica de Jaú “ que ocorreu de 13 à 23 de dezembro de 1.986.
  
Esta exposição teve início no dia 13 de dezembro com uma palestra proferida por Roberto Bocsko (Astrônomo do IAG “Instituto Astronômico e Geofísico da USP”) com o tema “Visão Geral de Astronomia” nas dependências da antiga sala de áudio visual da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab de Jaú.
     De 14 à 23 de dezembro  de 1.986 foi realizada nas dependências do antigo Centro Cultural de Jaú , situado a rua Visconde do Rio Branco  157 uma exposição de fotos enviadas pela NASA e também de astrônomos amadores, exibição de filmes ( em vídeo cassete) sobre 
  
Astronomia, Astronáutica e Ficção Científica, além da realização de duas palestras, uma com o tema “Evolução do Universo” proferida por Valter Líbero e outra com o tema “O Sistema Solar” proferida por Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado.

Em agosto de 1.987 foi realizada a “SEGUNDA EXPOSIÇÃO DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA DE JAÚ”, promovida  pelo CAJ. Esta exposição também ocorreu no  antigo Centro Cultural de Jaú, onde o público pode observar fotos da NASA e mapas estelares.
      Como destaque desta exposição foi a realização de uma palestra proferida pelo astrônomo Nelson Travnik, de Campinas-SP.
  
ALGUNS DOS MEMBROS DO CAJ “CLUBE DE ASTRONOMIA DE JAÚ” EM 1987
     Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado, Flávio Donizeti Marques, Francisco Carlos da Silva Guillen, Geraldo Aparecido Nardy Vasconcellos, Gerson Gonçalves, Jorge Nardy Vasconcellos, José Eduardo Mazzei Grillo, José Geraldo Ramos, Marcos Augusto Sylvestre, Maria Aparecida, Miriam Braga, Pedro Aparecido Martinez e Sebastião Roberto de Bastiani.

     Apesar do sucesso das atividades realizadas nos anos de 1.986 e 1.987, houve a necessidade de paralisar os trabalhos do CAJ, principalmente pelo fato de alguns membros do clube terem que estudar fora da cidade. Apesar das dificuldades enfrentadas, valeu muito a pena pois, fizemos novos amigos e conseguimos  divulgar a Astronomia em Jaú e região.

     Em 1.995 alguns dos membros do CAJ resolveram se reunir novamente a fim de retornar as atividades de ensino e divulgação da Astronomia.

     Para marcar o retorno do CAJ “CLUBE DE ASTRONOMIA DE JAÚ”, foi realizada no período de 26 de setembro à 08 de outubro de 1.995  na antiga Galeria de Artes Débora Barros na Prefeitura de Jaú a  “TERCEIRA EXPOSIÇÃO DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA DE JAÚ”, onde foram expostas fotos e pôsters da NASA, maquete do ônibus espacial, fotos feitas pelos membros do clube e telescópios construídos por eles mesmos.
                                            
José Geraldo Ramos, Geraldo Ap. Nardy Vasconcellos, Pedro Ap. Martinez, Francisco Carlos da Silva Guillen e Rafael Guillen.